quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Publicado quinta-feira, novembro 30, 2017 por com 0 comentário

Como descobrir se o seu celular é adulterado

O IMEI ou International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é composta por vários números que formam uma combinação única, onde é possível identificar o aparelho. Através do IMEI um celular pode ser bloqueado ou desbloqueado pelas operadoras no caso de furto/roubo.

Esse código geralmente fica atrás do seu aparelho e as vezes até mesmo na bateria. Outra forma de descobrir o IMEI, é pela sequência *#06# digitada em seu aparelho, funcionando desde os modelos mais antigos até os mais atuais. Esse código funciona também independente do sistema operacional do seu celular, ou seja, Android, IOS, Windows Phone, etc.


Após digitar essa sequência, irá aparecer um tela mostrando a sequência de números. Como o IMEI é gravado no módulo GSM/GPRS dos celulares, caso o seu seja dual chip, serão mostrados dois IMEIs um para cada chip. 

Caso o IMEI seja diferente do mostrado na parte de trás do seu celular, então provavelmente ele foi adulterado, clonado ou passado por outras formas de fraude. Com isso, os aparelhos comprados e registrados na rede a partir de maio de 2018, serão bloqueados pela Anatel caso o número seja adulterado.

Todos os dispositivos que usam chip e acessa a rede das operadoras e que não seja certificado pela Anatel, também poderão ser bloqueados. Ou seja, além dos celulares, os tablets, máquinas de cartão de crédito também entram nessa lista.

Esse bloqueio vai acontecer por segurança, pois é através desse código que os celulares acessam a Internet, recebem e fazem ligações. Por isso é necessário ter cuidado ao instalar atualizações (ROMS) duvidosas que dizem personalizar ou melhorar algo em seu dispositivo. Sempre consulte as atualizações do seu fabricante

Fonte: G1 Globo
      edit

0 comentários:

Postar um comentário