quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Publicado quarta-feira, agosto 16, 2017 por com 0 comentário

Como deixar o computador mais rápido

Quando compramos um computador, ele é super rápido, mas com o tempo vai ficando lento, e isso acontece com todos. Toda vez que você abre o navegador para pesquisar algo, abre algum documento office, desinstala algum programa, etc., seu computador vai acumulando arquivos temporários. Esses arquivos temporários deixam seu computador muito lento.

Nesse tutorial, vou mostrar algumas dicas para deixar mais rápido. Algumas dicas usaremos programas, e outras, apenas algumas configurações no windows. Para quem usa Linux, farei outro tutorial.

Ccleaner e limpeza de disco (do windows)

Uma das melhores ferramentas para limpar arquivos temporários do computador, além de permitir a limpeza de erros no registro. Para baixar entre no site oficial. Tem também o próprio limpador de arquivos do windows, que para encontrá-lo, basta procurar no menu iniciar limpeza de disco.


Após ter aberto o programa limpeza de disco, basta clicar em "Limpar arquivos do sistema" para efetuar a limpeza.

Caso queria usar o Ccleaner (mais recomendado), basta baixá-lo neste Link Ccleaner

Depois de instalado, ao executar, teremos a seguinte tela:


Com a opção Limpar selecionada, basta clicar em Correr Cleaner (Run Cleaner) e todos os arquivos temporários serão excluídos. Esses arquivos temporários, estão na lixeira, arquivos temporários do office que você já abriu, sites visitados, etc.

Caso queira aprofundar a limpeza, pode entrar na parte de registro e corrigir os erros de registro também. Nessa parte, devemos apenas clicar em "Consertar Erros" e depois corrigir. O programa vai se encarregar de limpar toda a sujeira no registro do windows.


Programas na inicialização

Se o seu computador é daqueles que demora minutos para ligar, então é necessário desativar programas e serviços desnecessários que inicializam com o sistema. Eu mesmo deixo apenas o antivírus, e isso pode ser feito pelo CCleaner na opção ferramentas, como mostrado abaixo:

Após selecionado a opção, basta clicar no botão desativar. Para essas configurações surtirem efeito, é necessário reiniciar o seu computador.

Esse procedimento também pode ser feito pelo programa nativo do windows.

Para isso, pressione a tecla Windows + R e dentro do comando executar digite: msconfig
A tecla Windows é aquela que contém a bandeira do windows

Assim você pode desmarcar as opções que deseja e reiniciar o computador


Desfragmentação do disco

A desfragmentação do disco é necessária para organizar todos os seus arquivos no HD físico do seu computador. Assim, todos os arquivos são reorganizados internamente, e quando você for executar um programa o mesmo executará mais rápido.
Imagine que você tenha várias palavras, todas fora de ordem, e então você quer deixar por ordem alfabética para encontrar as palavras mais rápido. Esse é um processo semelhante que o desfragmentador de disco faz.

 Para quem usa o windows 7, 8, 8.1, 10 o sistema já oferece uma ferramenta própria para a desfragmentação do disco. Basta escrever no menu iniciar desfragmentador de disco.


Com ele aberto, basta selecionar o local onde seu windows está instalado, no meu caso no disco C:, e clicar na opção "Desframentar Disco"


Este processo é bem demorado, chegando a gastar 1 a 4 horas, dependendo da quantidade de arquivos que você tem no seu HD

Efeitos Visuais

Os efeitos visuais do Windows 7, 8 ou 10 são bem pesados para quem tem pouca memória RAM, e por conta disso, o sistema trava muito. O ideal é desativar alguns que não faram nenhum diferença.
Para isso pressione a tecla Windows + R e dentro do comando executar digite: sysdm.cpl

Após aberto, você vai na aba Avançado e e clica na opção Configurações.


Eu deixo apenas algumas opções marcadas, como a transparência do Windows, e os estilos visuais, mas caso queira desmarcar todas as opções, seu sistema ficará bem rápido, porém terá o visual do windows 98.

Área de trabalho

O ideal é você usar nenhum papel de parede, pois isso também consome a memória RAM, principalmente se a imagem for grande. Para desativar, vá no Painel de Controle (no menu inciar), e clique em personalização.


Na personalização, clique em Plano de fundo da área de trabalho, e escolha alguma cor sólida de sua preferência.



Os ícones na área de trabalhando diminuem o desempenho do computador, deixe nesta área apenas os ícones mais usados.

Alterações no Registro

Por fim, vou disponibilizar um arquivo .reg que tem várias configurações de otimização para seu windows. Depois de baixado, basta apenas executar o arquivo "Registry Tweaks to Make Windows Faster.reg".
Caso queira voltar as configurações padrões, clique em "Restore Default Settings.reg"




      edit

0 comentários:

Postar um comentário