segunda-feira, 7 de maio de 2018

Publicado segunda-feira, maio 07, 2018 por com 0 comentário

FacexWorm se espalha através do facebook. Como remover?

Um vírus que sequestra dispositivos de usuários e os usa para minerar criptomoedas está se espalhando rapidamente pelo Facebook. Pesquisadores de segurança cibernética da Trend Micro estão alertando os usuários sobre uma extensão maliciosa do Chrome que está direcionando os usuários de plataformas de comércio de criptomoedas para roubar as credenciais de suas contas.

Apelidado de FacexWorm, a técnica de ataque usada pela extensão maliciosa surgiu pela primeira vez em agosto do ano passado, mas os pesquisadores notaram que o malware foi recompilado com alguns recursos novos no início deste mês. 


Os novos recursos incluem o roubo de credenciais de sites, como os da Google, redirecionamento para sites fraudulentos e mineradores. Não é o primeiro malware a usar o Facebook Messenger para se espalhar como um worm. No ano passado, pesquisadores da Trend Micro descobriram um bot de mineração de criptomoedas Monero, apelidado de Digmine, que se espalhava através do Facebook Messenger e tinha como alvo os sistemas operacionais Windows.

Assim como o Digmine, o FacexWorm também envia links projetados para o Facebook Messenger a fim de redirecionar as vítimas para versões falsas de sites populares, como o YouTube.

Como o Malware FacexWorm funciona?

Se o link de vídeo malicioso for aberto usando o Google Chrome, o FacexWorm redireciona a vítima para uma página falsa do YouTube, onde o usuário é incentivado a baixar uma extensão maliciosa de codec para continuar reproduzindo o vídeo.


Uma vez instalada, a extensão do FacexWorm baixa outros módulos para executar várias tarefas maliciosas. Como a extensão ativa todas as permissões no momento da instalação, o malware pode acessar ou modificar dados de qualquer site que o usuário abrir.

"FacexWorm é um clone de uma extensão normal do Chrome, mas projetado com um código pequeno contendo sua principal rotina. Ele faz o download do código JavaScript adicional de um servidor assim que o navegador é aberto", disseram os pesquisadores.

"Toda vez que a vítima abrir uma nova página, o FacexWorm consultará seu servidor para encontrar e recuperar outro código JavaScript (hospedado em um repositório do Github) e por fim executar seus comandos nessa página da Web."

Para se espalhar ainda mais, o malware solicita o token de acesso OAuth para a conta do Facebook da vítima, na qual ele automaticamente obtém a lista de amigos e envia um link de um vídeo falso e malicioso no YouTube. E com isso, o malware é capaz de roubar as senhas de usuários do Google, MyMonero e Coinhive. Além disso, ele também é capaz de injetar códigos maliciosos na páginas para fazer a mineração de criptomoedas.  



Quando o malware detecta que o usuário acessou uma das 52 plataformas de criptomoedas ou palavras-chave digitadas como "blockchain", "eth-" ou "ethereum" na URL, o FacexWorm redirecionará a vítima para uma página fraudulenta para roubar as credenciais do usuário. As plataformas direcionadas incluem Poloniex, HitBTC, Bitfinex, Ethfinex e Binance e a carteira Blockchain.info.



Para evitar a detecção ou remoção, a extensão FacexWorm fecha imediatamente a guia aberta quando detecta que o usuário está abrindo a página de gerenciamento de extensão do Chrome. 

A Chrome Web Store removeu muitas das extensões maliciosas antes de ser notificada pelos pesquisadores da Trend Micro, mas os invasores continuam fazendo o upload para a loja.  O Facebook Messenger também pode detectar os links mal-intencionados e socialmente modificados e bloquear regularmente o comportamento de propagação das contas afetadas do Facebook, disseram os pesquisadores.

Como as campanhas do Facebook são bastante comuns, os usuários são aconselhados a ficar atentos ao clicar em links e arquivos fornecidos, mesmo pelo seus amigos.

Como Remover no Chrome

1º Abra o menu Chrome, clique em configurações → Show advanced settings, selecione Redefinir as configurações do navegador e clique em redefinir.

Digite "chrome://extensions" no campo URL e toque em Enter. Remova a extensão e feche o navegador.

Como remover no Firefox

1º Caso você esteja com a versão antigo do FacexWorm no Firefox, digite "about:addons" no campo de URL. Vá para extensões e excluir extensões do navegador.
 

2º Digite about:support na URL do Firefox e aperte enter. Você tem a opção e reiniciar o navegador com todas as extensões desativas e restaurar o Firefox. Restaure o Firefox.

Caso o passo-a-passo não resolva seu problema, entre no site cleanpc-malware para seguir um tutorial completo, onde faz a remoção de entradas no registro do windows e ensina como tirar a inicialização desse malware.

      edit

0 comentários:

Postar um comentário