quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Publicado quinta-feira, fevereiro 08, 2018 por com 0 comentário

Como ver quem está usando seu Wifi

Uma das primeiras constatações que temos quando estão usando nossa rede wifi, é que a conexão fica lenta. E existem várias ferramentas para verificar as pessoas que estão usando sua rede, e muitos deles são simples e permite que você veja todos os dispositivos conectados à rede, além de outras informações, como: endereço de IP, nome do dispositivo,  fabricante e o MacAddress. A minha ferramenta preferida para analisar minha rede é o Fing, apesar que existem outros como o "Inspector Wifi" e o "Quem usa meu Wifi?". Nesse tutorial vamos nos focar apenas no Fing.



Com o seu celular conectado no seu wifi, baixe o aplicativo Fing na PlayStore ou pelo link abaixo e basta abrir normalmente o aplicativo, que ele já irá mostrar todos conectados na mesma rede que você.


E ao clicar em um deles é mostrado os detalhes, como endereço de IP, endereço MAC e a marca. E também tem algumas ferramentas disponíveis, como verificar os serviços ativos desse dispositivo, ping e a rota. Além disso, é possível nomear esse dispositivo e colocar uma descrição.



Através desse endereço MAC é possível bloquear a pessoa, porém isso pode ser feito apenas no seu roteador ou em um firewall, como o mikrotik. Porém, é mais rápido você apenas mudar a senha do seu wifi e não passar para ninguém. Para isso, você precisa saber o gateway do seu roteador (no nosso caso é o IP 192.168.1.1, e saber também usuário e a senha do seu roteador. Geralmente o usuário é admin e senha é admin.

Caso você queira realmente bloquear um usuário pelo seu android, é necessário ter feito root em seu aparelho e baixar o aplicativo WifiKill. Ele permite você desabilitar o wifi de um determinado IP. Para baixar, você pode entrar no site oficial ou baixar na PlayStore

Na segunda opção, minhas redes, é mostrado todas as redes disponíveis ao seu alcance. Ao clicar em uma rede dessas, é mostrado o endereço IP, endereço MAC, marca, etc.


Na opção ferramentas, existem é possível fazer um scan em qualquer IP seja dentro da rede ou fora da rede, para verificar os serviços, a velocidade do ping, traçar a rota daquele determinado IP, DNS e DNS inverso, Análise e localização do ISP, etc.


Fing é um ferramenta bem completa para analisar sua rede, descobrir várias informações sobre o roteador e sobre os usuários da rede, e por fim detectar intrusos no seu wifi.



Ver mais
      edit
Publicado quinta-feira, fevereiro 08, 2018 por com 0 comentário

Como analisar e melhorar seu Wifi

Hoje vamos usar uma ferramenta chamada Wifi Analyzer para mensurar sua rede de Wifi. Um post no reddit mostrou como a análise da sua rede é importante:

Recentemente um mudei para um condomínio e tinha um plano de 100Mbps, mas o meu Wifi chegava apenas à 4Mbps usando o medidor de internet Speedtest. Usando o Wifi Analyzer, descobri que eu estava no canal 6, e tinha outros 6 roteadores no mesmo canal. Eu mudei para o canal 11 que não tinha ninguém e imediatamente rodei o Speedtest, e minha internet alcançou 87Mbps

Com o Wifi Analyzer podemos descobrir as redes de wifi que estão interferindo no nosso canal, podendo ser outro roteador na sua casa, ou até o wifi do vizinho. Caso tenha algum roteador no mesmo canal que o seu, é totalmente recomendado entrar no seu roteador, e alterar para um canal que não está sendo usado.


Nesse caso, entramos na rede TI, que tem o canal 8. Podemos ver que todas as redes estão com canais diferentes, então não teremos grandes problema com interferência. Caso queira verificar diretamente no seu computador, pode usar o programa InsSider, que tem a mesma eficácia. 



Também é possível verificar a intensidade do seu sinal. E caso esteja fraca, existe várias possibilidades que podem interferir no sinal. Abaixo vamos analisar e indicar alguma solução para resolver esse problema, além de outras dicas para melhorar de forma eficaz seu wifi.



1. Verificação atualizações do roteador

Para atingir maiores velocidades é sempre bom manter o firmware da sua antena e do seu roteador atualizados. Para isso é necessário saber o modelo e a marca do seu equipamento e baixar a versão mais atualizada para seu modelo. Isso resolve alguns bugs, melhora sua conexão e aumenta a segurança do seu equipamento.

Basta entrar no seu roteador, e na parte das configurações, sempre tem algo relacionado a atualização do seu firmware.



2. Coloque seu roteador em uma posição estratégica

É extremamente importante você colocar seu roteador em uma posição alta e aberta. Não deve colocar seu roteador atrás de móveis, ou perto do microondas, geladeira, lâmpadas (abajur também), telefone, caixa de som ou qualquer dispositivo que emita rádio frequência, pois tudo isso pode e atrapalha seu sinal de wifi, até o banheiro pode ser tornar um obstáculo. O ideal é manter as antenas do roteador apontadas para cima e pregado numa parede alta, ou em algum lugar aberto.

3. Coloque seu roteador em uma posição estratégica

Verifique também quem está usando seu wifi, se tiver mais pessoas usando do que as permitidas, então alguém está usando seu wifi indevidamente. Para verificar as pessoas que usam seu wifi, podem baixar esse aplicativo "Fing", que na minha opinião é um dos melhores. Porém tem outros também, como o "Inspector Wifi" e o "Quem usa meu Wifi? Ferramenta de rede".




Nesses casos é super recomendado trocar a senha do seu wifi e colocar uma senha difícil, que contenha letras, números e símbolos (como @, !, #, etc). Caso queira ver em detalhes como ver quem está usando sua rede, pode conferir nesse tutorial.

4. Aumente a potência do seu roteador

Existem várias maneiras de amplificar o sinal de sua rede, e uma dessas maneiras é simplesmente comprando uma antena mais potente, como de 10DBi ou até mesmo hackeando seu firmware, usando sistemas modificados como os DD-WRT e Open-WRT. A instalação é um pouco complicada, contudo a potência do seu roteador aumenta consideravelmente.



Caso isso não resolva, o roteador pode está chegando ao final da sua vida útil, já que dependendo da marca do seu roteador, ele vai perdendo a eficácia depois de 2 a 4 anos. Nesses casos, é extremamente necessário comprar outro roteador 

Fonte: Reddit, Tecmundo.


Ver mais
      edit