sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Publicado sexta-feira, setembro 29, 2017 por com 0 comentário

Compartilhamento Rápido de Arquivos com Python (Windows e Linux)

Para quem desejar compartilhar arquivos de maneira rápida entre computadores ou até celulares,  Python possui um recurso muito útil para solucionar esse problema. Através do módulo SimpleHTTPServer, o seu computador inicia um servidor HTTP na pasta que ele for executado.

O único pré-requisito é ter o Python instalado, que em muitas distribuições Linux já vem por padrão. No Windows é necessário baixar o Python nesse link 

No Linux basta abrir o terminal ou  o executar os comandos

$ cd /home/seuUsuario/pastaQueVaiSerCompartilhada
$ python -m SimpleHTTPServer

O comando python -m SimpleHTTPServer inicia um servidor web na pasta que você escolheu, que no nosso tutorial é /home/seuUsuario/pastaQueVaiSerCompartilhada, na Porta 8000

No windows, é bem semelhante:

cd C:\Users\MeuUsuario\Downloads
python -m SimpleHTTPServer

Caso você esteja usando o python 3, basta executar um dos comandos abaixo:
python -m http.server
python3 -m http.server

Depois de executar os comandos acima, será exibido a mensagem : Serving HTTP on 0.0.0.0 port 8000



Agora é necessário apenas entrar no seu navegador web (Chrome, Firefox, Edge, Sarifa etc.) de qualquer computador ou celular que faça parte da sua rede interna, com o endereço IP da sua máquina mais a porta em que escuta o servidor. Por exemplo:

http://10.0.0.101:8000/



Caso deseje mudar a porta, basta substituir as letras X no comando abaixo pela porta desejada. Com isso é possível até compartilhar mais de uma pasta ao mesmo tempo:

python -m SimpleHTTPServer XXXX

Com isso, você tem uma página web compartilhando arquivos de maneira rápida em apenas um comando.

Algumas desvantagens são:

*Os arquivos não podem ser modificados, apenas baixados e visualizados.
*Toda a sua rede interna, que está conectada no seu roteador pode ver os arquivos compartilhados se digitarem o IP e a porta correta.
Ver mais
      edit

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Publicado quarta-feira, setembro 13, 2017 por com 0 comentário

Como aprender Inglês e Francês sozinho e gratuitamente

Existem várias Ferramentas disponíveis na internet que permitem praticar o idioma de graça. E para quem está na área de segurança ou informática em geral, aprender o inglês é essencial. Com aplicativos, você tem a vantagem de acessar quando quiser. E nesse post darei dicas de como aprender inglês, francês ou outras línguas através da tecnologia que temos hoje.



1. Aplicativos e sites

Caso você não saiba absolutamente nada, recomendo usar o Duolingo e o Hello English. Os Apps são bem simples e com uma forma de aprendizado totalmente diferente da escola tradicional. Funciona como um game em que você avança conforme completa as lições. No Duolingo, a grande vantagem se dá através dos exercícios de pronúncia. O Hello English, por sua vez, oferece explicações sobre estruturas gramaticais. O Duolingo além de ensinar o francês e inglês, dá suporte a várias línguas, inclusive japonês. MosaLingua também é outro App Excelente para o francês.

Esses mesmos aplicativos também oferecem sua versão em sites. Mas além desses também existem inúmeros sites que ajudam no aprendizado

Inglês: MyEnglishOnline (ganha um certificado reconhecido pelo MEC)
Francês: Aprender Francês que explica detalhadamente a gramática

2. Flashcards

Essa técnica consiste em escrever uma palavra ou frase em um pedaço de papel e tentar memorizar. O ideal é conciliar o uso dos cartões com as outras técnicas de estudo. Caso não queira fazer isso manualmente, é possível usar uma gratuita para criar os cartões de memória online, o Quizlet. Essa ferramenta também permite criar esses cartõe com o uso de imagens, além disso, é possível utilizar os cartões dos outros usuários, facilitando ainda mais o aprendizado.

3. Idioma no YouTube

O youtube permite aprender a falar outro idioma de forma simples e intuitiva através de youtubers. Com isso é possível completar os estudos mesmo que você faça um curso tradicional em uma escola de inglês. Nos canais de inglês posso citar vários como o Carina Fragozo, Mr. Teacher Paulo, Tia do Inglês e Cintia Disse. Já o francês, o canal Olá Brasil é muito bom.

Esses são youtubers brasileiros, mas tem os gringos que faltam português, que é super recomendado, como Amigo Gringo, Tim Explica, SmallAdvantages e Brian Roxbury. Mesmo que você domine bem o idioma, existem várias curiosidades e dicas que te surpreenderam.

Além desses, tem a rede britânica BBC no YouTube, chamada BBC Learning English, que é um outro canal muito recomendado para quem está estudando inglês.

4. Séries e filmes

Se você tem a Netflix, será mais fácil ainda, pois além de aproveitar o entretenimento, ainda pode colocar as legendas para aprender a pronunciar as palavras e frases. E caso domine ainda mais o idioma, pode colocar o filme em francês ou inglês e colocar as legendas.

5. Aparelhos eletrônicos

Através do seu dispositivo móvel é possível aprender ainda mais o idioma desejado. Basta ir nas configurações do aparelho e mudar o idioma. Parece uma mudança irrelevante, mas todo contato com a língua estrangeira é útil para aprofundar o aprendizado.

Ver mais
      edit